Como Ter uma Boa Memória

Como Ter uma Boa Memória


Todo mundo quer ter uma memória de elefante. Mas você sabia que há um campeonatos de memória que medem a capacidade de memória dos participantes. O campeão americano de memória se chama Nelson Dellis e ele ganhou mais um título esta semana. Ao ver o desempenho de Nelson nos campeonatos de memória logo poderíamos pensar que ele tem um certo talento para lembrar as coisas, mas como ele mesmo disse em uma entrevista ao site Made Man: “Eu nunca tive uma boa memória. Eu prendi isso como qualquer outra pessoa que queira desenvolver sua memória.”

Como Ter uma Boa Memória.

Existem técnicas simples porém muito eficazes de desenvolver a memória, basta persistência e treinar um pouco todos os dias. Se você esquecer de treinar sem dúvida quer dizer que sua memória não está muito boa. Veja abaixo as técnicas necessárias para você ter uma boa memória e lembrar de tudo com facilidade.

Memorize por Associação.

Este é sem dúvida o método preferido dos professores de cursinho. Afinal, quem consegue lembrar centenas de fórmulas de matemática, física e química? pensando nisso professores de cursinho costumam associar as fórmulas com outros assuntos que podem ajudar os alunos a se lembrar com mais facilidade.

Veja o exemplo abaixo:

Fórmula: S= So + Vo.t + at²

Não é fácil lembrar desta e mais uma centena de fórmulas. Neste caso usa-se associação:

Sentado Sozinho Vendo tv a tarde.

Esqueça que você aprendeu

Desde pequenos nós somos ensinados através da repetição. Se você esquecer uma palavra ou uma linha, você logo esquece de tudo relacionado à aquela memória. Mas se alguém lhe dá uma sugestão, você se lembra rapidamente Então o que se deve fazer é colocar estas imagens visuais em lugares interessantes em nossa mente, onde podemos recuperá-los.

Por exemplo, relacione aquilo que você precisa lembrar com lugares, pessoas ou coisas. Por exemplo. Você foi apresentado a um grupo de pessoas importantes da qual você não pode esquecer o nome. Relacione cada uma delas.

  • André – Barbudo, nome do meu melhor amigo na infância.
  • Sofia – Ela parece a filha do vizinho lá de casa. (Sou filha – rima com sofia – do vizinho)
  • Péricles – Sinceramente não tem como esquecer alguém com um nome destes
Outra dica é usar características da pessoa e associá-las ao nome. Uma sobrancelha mais grossa, nariz mais aparente, e por ai vai.

Preste Atenção

Muitas vezes não nos lembramos de algo por estarmos distraidos, preste muita atenção à aquilo que é importante. O problema não pode ser sua memória, mas sim sua falta de atenção. As pessoas que têm uma boa memória prestam muita atenção aos acontecimentos à medida que eles acontecem.

Exercite a Memória

A memória também precisa ser exercitada. Se você começar a não lembrar muito das coisas seu cérebro pode se tornar preguiçoso. Comece a exercitar o cérebro através de exercícios de memória e desafios de inteligência.

Seguindo estas dicas você em pouco tempo alcançará uma boa memória e não terá mais problemas para se lembrar de coisas importantes. Só não pode esquecer o que você aprendeu aqui.

Categories
Tags

+ There are no comments

Add yours

Leave a Reply