Qual a Diferença entre 3G e 4G?

Qual a Diferença entre 3G e 4G?


Com a chegada do IPAD 3 com suporte a rede de dados 4G muitas pessoas começaram a se perguntar: Qual a diferença entre 3G e 4G? Quais as vantagens do 4G?Primeiro precisamos entender o que o “G”da questão significa.  “G” representa uma geração de tecnologia móvel, instalado em telefones celulares e em redes de telefonia. Cada mudança de “G” em geral, exige que você obtenha um novo telefone, assim como as empresas de telefonia também precisam gastar muito dinheiro atualizando suas redes para suportar novo padrão. Os primeiros telefones celulares tinham o padrão analógico (1G) e telefones digitais (2G).

A diferença de 3G para 4G.

Terceira geração de redes móveis, ou 3G, chegou primeiro nos EUA em 2003. A rede 3G possui a velocidade mínima de 144Kbps o que trouxe a banda larga móvel para os celulares. Existem hoje tantas variedades de 3G, no entanto, que uma conexão “3G” que você pode obter velocidades de Internet em qualquer lugar através da rede 3G de 400Kbps a a 3 Mbps

Teoricamente, as velocidades 3G pode chegar até 3 Megabits por segundo (Mbps), com velocidades médias tendem a estar mais perto de 1Mbps ou inferior. Isso significa 1 milhão de bits, ou 125.000 bytes, de dados estão sendo transferidos por segundo em velocidades equivalentes ao padrão mais caseiros conexões de internet DSL. A maioria das operadoras de celular usa a rede 3G.

A chegada do 4G.

A rede 4G já estava implementada por algumas empresas dos EUA, Europa e Ásia, mas só se tornoumais popular com a chegada do Ipad 4G. A maioria das tecnologias que se dizem 4G não sãonecessariamente 4G, mas uma forma avançada da tecnologia 3G mais comumente chamado de “pré-4G.” Desenvolvimento 4G concentra em torno de atingir velocidades de ultra-banda larga, competindo com e em alguns casos superando as velocidades fornecidas pela sua conexão de internet em casa.

Desta forma, as velocidades obtidas numa rede 4G móvel tendem ser maiores ou iguais a uma rede Wi-Fi com tecnologia de velocidade equivalente ou superior móvel por meio de tethering smartphone ou dispositivos móveis de banda larga. A velocidade de uma rede 4G real varia de 100 Mbps até 1 Gbps intervalo, cerca de 10 a 100 vezes (dependendo da localização) mais rápido que redes 3G. Nessa taxa, um arquivo MP3 que levaria 4 minutos para ser baixado numa rede 3G leva cerca de 10 segundos para ser baixado em 4G.

Parece que com a chegada do IPAD 3 a rede 4G veio pra ficar. Precisa ver quanto tempo vai levar para ela estar disponível efetivamente no Brasil.

+ There are no comments

Add yours

Leave a Reply