Qual a Melhor Idade para Ter Filhos?

Qual a Melhor Idade para Ter Filhos?


É de conhecimento comum nos dias de hoje que diversos fatores como por exemplo a idade dos pais, influenciam bastante na saúde e o bem estar do bebê. Em virtude destes fatores, surge a pergunta:  Qual é a idade ideal para ter um bebê? É seguro ter um filho depois dos 40? A idade dos pais pode influenciar na saúde do bebê? Existe uma idade ideal para ter um bebê?

Sim, existe.

Dependendo de quem você perguntar, estas perguntas trarão respostas diferentes, mas estudos tem sugerido uma idade ideal para ter o primeiro filho.

Qual a Idade Ideal para ter um Bebê?

Qual a Melhor Idade para Ter Filhos Qual a Melhor Idade para Ter Filhos? melhor idade ter filhosNão existe uma fórmula para calcular a idade ideal de ter um filho. Ter um filho é uma escolha mais emocional e logística do que uma teoria científica. Você se sente pronto e capaz para ter um filho? É o momento certo em sua vida e seu trabalho? Afinal, existe uma idade ideal para ter um bebê? É diferente para mães e pais?

Há poucas décadas atrás as mulheres tinham filhos bem mais cedo, entre 22 e 27 anos de idade. Em 2006, uma em cada 12 crianças (primeiro filho) nasceram de mães que tinham 35 anos ou mais, comparado com 1 em cada 100 em 1970.

Cerca de 75% das mulheres entrevistadas em uma pesquisa feita pelo site ForbesWoman.com e TheBump.com acredita que entre 29 e 35 anos é a idade perfeita para se tornar mãe. Do restante, 42% acreditam que a idade ideal para ter filhos é entre 25 e 29 anos e 17 por cento disseram que não havia melhor idade.

Segundo a pesquisa,as mulheres sentem que entre 25 e 29 anos de idade estão mais propensas a estarem estabilizadas profissionalmente e financeiramente, e e assim se julgam prontas para assumir um novo papel. A pesquisa mostrou que a carreira e segurança financeira ainda são os fatores principais que as mulheres consideram antes de pensar em ter um filho.

A pesquisa foi feita com 2210 mulheres, quase metade das quais já eram mães. Mais de 50 por cento das mulheres sem filhos disseram que planejam ter dois filhos, embora um pouco mais de um terço pretendem ter três ou mais.

Entre as mães questionadas na pesquisa 68%  disseram que estavam felizes com o momento do seu primeiro filho. A maioria teve filhos antes dos 35 anos. Cerca de 60 por cento das mulheres que tiveram o primeiro filho entre 35-39 anos de idade disseram que gostariam de ter tido filhos quando ainda eram mais jovens.

A Idade ideal para twer um filho é entre e 27 e 34 anos.

Alguns estudos sugerem que enquanto seu relógio biológico estiver funcionando, uma mulher que decide ser mãe entre 30 e 34 anos de idade vai gozar de saúde muito melhor a longo prazo do que uma mulher que dá à luz aos 18 anos.

Aos 70 anos de idade, a atriz italiana Sophia Loren – que teve seu primeiro filho quando tinha 34 anos- recebe elogios tanto para sua saúde e para sua beleza.  De acordo com estes estudos, existem vários benefícios para a saúde de mulheres que escolhem ter filhos entre 27 e 34 anos de idade.

A pesquisa avaliou a ligação entre os problemas de saúde de cerca de 3.000 mulheres ao dar à luz pela primeira vez.

As mulheres que deram à luz pela primeira vez em uma idade precoce, desenvolveram mais problemas de saúde, enquanto as mulheres que atrasaram o nascimento até os 34 anos tiveram menos problemas.

Os benefícios de saúde começou aos 22 anos e continuou os até 34. Mas os problemas começaram a aumentar novamente em a partir dos 35 anos de idade. “Uma mulher que teve seu primeiro filho aos 34 anos é provável que seja, em termos de saúde, 14 anos mais jovem do que uma mulher que deu à luz aos 18 anos”, disse o professor John Mirowsky, que liderou a pesquisa para o Instituto Nacional do Envelhecimento e o Instituto de Saúde Mental.

Enquanto as mulheres com idade entre 20 ou 21 são mais férteis e biologicamente adequadas, mães mais velhas tendem a ser mais maduras e ter um comportamento menos arriscado, e são mais resolvidas educacional, financeira e emocionalmente. Estudos sugerem que a maternidade precoce interfere na realização educacional e predispõe as mulheres a se tornarem mãe solteiras, desemprego e até pobreza.

Mas especialistas em fertilidade apontam para as dificuldades enfrentadas pelas mulheres que esperam muito para ter filhos. Cecilia Pyper, pesquisadora sênior do Departamento de Saúde Pública da Universidade de Oxford, disse: “As mulheres que querem uma família não devem esperar até os 34 anos de idade para engravidar pela primeira vez .”

Como a Idade Pode Comprometer a Saúde do Bebê.

Estudos sugerem que mães mais velhas têm maior probabilidade do que mães mais jovens a ter uma criança com autismo, e pais mais velhos contribuem significativamente para o risco quando os seus parceiros têm menos de 30. Pesquisadores americanos analisaram quase cinco milhões de nascimentos na Califórnia durante os anos 1990, destes, 12,159 casos de autismo foram diagnosticadas nas crianças. Esta amostra foi o suficiente para examinar como o risco de autismo foi afetado quando um dos pais era uma idade específica e o outro tinha a mesma idade ou era consideravelmente mais velho ou mais jovem.

Pesquisas anteriores descobriram que o risco de autismo crescia com a idade do pai. Mas o novo estudo sugere que quando o pai tem mais de 40 anos e mãe menos de 30, o aumento do risco é mais acentuado, em números, 59% maior do que para os homens mais jovens. Por outro lado, para as mulheres acima de 30, o risco de autismo subiu 13 por cento quando o pai estava acima dos 40 anos.

Cada aumento de cinco anos na idade da mãe aumenta o risco de ter uma criança com autismo em 18%. O risco de uma mulher de 40 anos de idade é 50 por cento maior do que a de uma mulher que se tornou uma mãe por volta dos seus 20 anos, e 77 por cento maior do que a de uma mulher de 25 anos.

1 comment

Add yours

Leave a Reply