Uma Aspirina por Dia faz bem à Saúde?

Uma Aspirina por Dia faz bem à Saúde?


Durante muito tempo se criou a idéia de que tomar uma aspirina todos os dias ajudava a previnir entre outras doenças, problemas do coração. Pesquisadores do Reino Unido revelaram em um estudo  que as milhões de pessoas que tomam uma dose diária de aspirina, na esperança de prevenir um ataque cardíaco ou risco de derrame estão fazendo mais mal do que bem, para sua saúde.

Uma Aspirina por Dia faz bem?

A aspirina tem sido usada como um medicamento milagroso por décadas na prevenção de muitas doenças, inclusive muitos médicos recomendam uma aspirina ao dia para pessoas acima de 50 anos com o objetivo de reduzir o risco de um ataque cardíaco ou derrame, e impedir alguns tipos de câncer.

Pesquisadores ingleses no entanto descobriram que há um grande risco de hemorragia interna para os adeptos desta prática. Um estudo com mais de 100 mil pessoas saudáveis que tomaram aspirina uma vez ao dia revelou que o medicamento reduziu o risco de ataques cardíacos em cerca de 10 por cento. Contudo, o risco de hemorragia aumentou 30%.

As descobertas sugerem que enquanto o risco de um ataque cardíaco ou derrame foi evitado para uma em cada 120 pessoas tratadas com aspirina durante um período de seis anos, uma em cada 73 pessoas sofreram um sangramento potencialmente significativo.

Os pesquisadores da Universidade de Londres recomendaram que pessoas que sofreram um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral e possuem um alto risco de sofrer outro ataque cardíaco ou derrame ainda deve tomar rotineiramente uma aspirina. Contudo a maior preocupação é com os milhões de pessoas saudáveis que tomam aspirina em uma tentativa de impedir seu primeiro ataque cardíaco ou derrame.

O estudo também descobriu que o risco de morrer de câncer não diminuiu, apesar de estudos recentes que mostram que a droga pode prevenir câncer do intestino.

O debate continua, mas até que novas descobertas sejam feitas é melhor que a aspirina seja tomada apenas rotineiramente por aqueles que realmente precisam.

+ There are no comments

Add yours

Leave a Reply